Cuidar de Fortaleza é Maior Limpeza

A Ecofor convida todos os cidadãos a contribuir para manter nossa cidade limpa. É essencial que toda a população colabore para cuidar de Fortaleza.

Há várias maneiras de como você pode destinar corretamente seus resíduos: Ecopontos, Coleta seletiva em condomínios, Máquina de reciclagem, Tira treco e Carroceiros credenciados.

Lixo para fora somente nos dias e horários corretos

Calendário de coleta domiciliar semanal

Por favor selecione sua cidade e bairro para ver os horários de coleta:

Reciclar é Maior Limpeza

Seu material reciclável gera desconto na fatura de energia elétrica.

A troca é realizada em qualquer Ecoponto da cidade, onde o crédito será calculado de acordo com peso e tipo do resíduo.

 

Clique aqui e confira a lista dos endereços

O Recicla Mais é o programa de coleta seletiva porta-a-porta da Prefeitura de Fortaleza. Nele, os resíduos recícláveis dos condomínios são coletados pelo serviço público e destinados corretamente.

Clique aqui e cadastre seu condomínio.

A Máquina de Reciclagem permite trocar materiais recicláveis por créditos no Bilhete Único, na recarga do seu celular, entre outros benefícios. As máquinas estão em todos os terminais de ônibus de Fortaleza e nos CUCAS.

São 13 máquinas ao todo, uma em cada local:

CUCAS: Jangurussu / José Walter / Mondubim / Pici / Barra do Ceará.

Terminais Fechados: Lagoa / Messejana / Parangaba / Conjunto Ceará / Antônio Bezerra / Siqueira I e II / Papicu).

Mantenha a cidade limpa

Tira Treco

A operação Tira-Treco recolhe materiais volumosos como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e ferragens, e pneus. A programação da semana pode ser verificada junto a Regional de cada bairro.

Carroceiros Credenciados

Carroceiros cadastrados nos Ecopontos podem trocar entulho ou resíduos volumosos, por crédito em um cartão. O crédito vai para uma conta virtual do Banco Palmas e pode ser sacado em dinheiro ou utilizado para realizar compras nos comércios cadastrados.

Deseja ser um carroceiro credenciado?
Procure o Ecoponto mais próximo e faça o seu cadastro.

Veja quais resíduos podem ser reciclados:

Papel, papelão e semelhantes são materiais que podem ser reciclados. Devem estar secos e sem restos orgânicos. Separe-os para que possam ser reciclados.

Metal é um material que pode ser reciclado. Separe-o para que possa ser reciclado.

Vidro é um material que pode ser reciclado. Inteiro ou em cacos, devem estar higienizados e separados de matéria orgânica para que possa ser reciclado!

Plástico é um material que pode ser reciclado. Deve estar higienizado, isto é, sem restos de matéria orgânica para que possa ser reciclado.

Cascas de frutas, restos de alimentos e borra de café são resíduos orgânicos que podem virar adubo, por meio de compostagem. Não devem ser misturados com os recicláveis.

Óleo de cozinha, lâmpadas, pilhas, baterias, materiais perfurantes e cortantes, medicamentos, solventes e eletrônicos devem ser destinados aos postos de coleta especializados. Muitos deles são tóxicos e perigosos para o meio ambiente.

Resíduos de contrução civil, poda de árvores, móveis velhos, pneus, sucata e grandes eletrodomésticos devem ser descartados em locais apropriados ou entregues durante as Operações Tira-Treco.

Todos os direitos reservados – 2024