Início - Noticias - 1ª rede de distribuição de gás natural renovável é inaugurada no Brasil

1ª rede de distribuição de gás natural renovável é inaugurada no Brasil

Image

1ª rede de distribuição de gás natural renovável é inaugurada no Brasil

23/04/18

Maior indústria do Brasil

A capacidade inicial da rede distribuição é de 100.000 m³ de biometano, o que torna o Ceará o segundo maior distribuidor do Brasil.

Contudo, a ampliação desse número é esperado por Estado e representantes da iniciativa privada envolvidos na gestão do equipamento.

Segundo o presidente da Cegás, Hugo Figueiredo, com uma pequena ampliação, em breve a rede estará com capacidade para 150.000 m³.

Atingindo essa marca, o Ceará se tornará a maior indústria do Brasil neste setor.

 

Sustentabilidade

Com 23 km de extensão, o Gasoduto é responsável por fazer a distribuição do Gás Natural Renovável (GNR) proveniente do aterro sanitário da RMF para indústrias, veículos, comércio e residências da rede de clientes da empresa.

A estrutura possibilitará a retirada do gás metano da superfície do Aterro. Esse gás é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos depositados no local, principal destinação de todo o resíduo sólido recolhido em Fortaleza.

Para realização do processo, foram instaladas tubulações que farão a sucção de todo o material. A produção de biometano ocorre a partir da separação de CO2 do metano e da remoção de contaminantes.

Além da geração de energia, também será possível evitar que mais de 610 toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera anualmente, equivalentes à retirada diária de mais de 800 mil litros de diesel do setor de transportes.

Isso contribui para minimizar a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo positivamente para as futuras gerações.

Com a geração de energia renovável, os combustíveis fósseis são substituídos, reduzindo, dessa forma, passivos ambientais e atribuindo selo verde à matriz de tratamento.

Com informações do governo do Ceará

 

Fonte: https://www.celuloseonline.com.br/gas-natural-renovavel/