Ecofor Ambiental

A Ecofor Ambiental é a concessionária da Prefeitura Municipal de Fortaleza responsável pela Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. Criada em 2003, as operações da empresa se concentram nos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e especiais urbanos (entulho, restos de poda e lixo solto), além da varrição e conservação da Avenida Beira Mar e do Centro. A Ecofor atende 2,4 milhões de habitantes e recolhe uma média de 98 mil toneladas de lixo por mês. Na execução dos serviços, estão envolvidos 1.016 funcionários e uma frota de 256 veículos de coleta entre caçambas, caminhões compactadores, carros e tratores. O Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (ASMOC) também é administrado pela Ecofor. O local recebe o lixo proveniente de Fortaleza e Caucaia.

Assim como a Marquise, a Ecofor também possui certificação ISO 9001, além de prêmios que atestam a qualificação de seus serviços como o Prêmio SESI de Qualidade de Vida no Trabalho – PSQT na categoria Grande Empresa em 2004.

Na área de educação ambiental, a Ecofor mantém o programa Ecocidadão que promove atitudes conscientes para a preservação do meio ambiente em comunidades carentes com necessidade de diminuir a quantidade de pontos de lixo solto. As ações implantadas contribuem para o desenvolvimento socioambiental e a melhora na qualidade de vida da população. Desde o início do programa, em 2005, a Ecofor registrou, nos bairros onde o projeto é realizado, uma redução de mais de 70% dos resíduos dispostos de forma inadequada. Uma equipe de educadores ambientais que expõem conceitos básicos de higiene e informam como tratar corretamente o lixo. E assim, formam líderes comunitários e alunos das escolas tornam-se agentes multiplicadores que estimulam atitudes responsáveis para a preservação ambiental.

 

Voltar